Spurs (49-15) vs. Thunder (47-17) – Clima de playoffs
105×93
Naquela que talvez tenha sido a partida mais importante do San Antonio Spurs na temporada até agora, o clima já era “de playoffs”. O líder da Conferência Oeste encarou o segundo colocado Oklahoma City Thunder, em confronto direto na briga pela ponta. No fim, vitória dos texanos, que contaram com a noite inspirada de Tiago Splitter e Kawhi Leonard, que ajudaram a suprir a ausência do lesionado Tony Parker, por 105 a 93.

Boa, Kawhi! (D. Clarke Evans/NBAE/Getty)
Intenso
Desde o tapinha inicial, o que se viu em quadra foi um clima completamente diferente dos demais jogos de temporada regular. A intensidade dos jogadores, de ambos os lados, estava maior do que o de costume e a torcida no AT&T Center inflamou-se já nos primeiros minutos. Os ânimos um pouco mais exaltados e a motivação extra de uma partida que poderia definir o caminho das duas equipes na classificação ficaram evidentes com as defesas “pegadas” e o ritmo de jogo acelerado do início do confronto.
Pegando fogo!
No primeiro quarto, a correria e o jogo físico favoreceram o Thunder, que chegou a abrir 11 pontos de diferença. Mas a resposta veio logo no segundo quarto e na mesma moeda. Se os “velhinhos” Tim Duncan e Manu Ginobili sofreram para acompanhar o ritmo da garotada do Thunder, Kawhi Leonard e Danny Green trataram de fazê-lo. E a dupla foi a principal responsável pela virada… Primeiro com duas bolas de 3 pontos do ala-armador, seguida por outra do ala, que caíram de maneira consecutiva e diminuíram a diferença para apenas dois pontos. Depois, com um arremesso e uma bela enterrada do segundanista (ver no vídeo abaixo), o Spurs tomou a frente. A partir daí, o comando passou para o lado texano.
Boa, Tiago! (D. Clarke Evans/NBAE/Getty)
Show de Splitter
Me arrisco a dizer que esta foi a melhor partida de Tiago Splitter com a camisa do Spurs. Pode não ter sido a mais significante em números, já que o o brasileiro não quebrou nenhum de seus recordes pessoais na NBA. Porém, o desempenho do pivô em quadra foi irrepreensível, muito próximo da perfeição. Independente do adversário que estivesse pela frente – Kendrick Perkins, Serge Ibaka, Nick Collison e, por vezes, até Kevin Durant – o camisa 22 encontrou caminho para pontuar.
Splitter também foi fundamental em outros dois aspectos. Inspirado, atraiu marcação dupla em muitas jogadas e aí desfilou toda sua técnica e habilidade também como passador, encontrando companheiros livres no perímetro. Na defesa, mostrou versatilidade quando foi designado a marcar Derek Fisher. Isso mesmo! Em determinado momento do segundo quarto, o Thunder tentou a estratégia do small ball, atuando com apenas um homem de garrafão e quatro abertos no perímetro.
Gregg Popovich não igualou a formação e permaneceu com suas duas torres, Splitter e Duncan, em quadra, colocando o primeiro para dar combate em Fisher. Deu certo. O brasileiro conseguiu dar conta do recado na defesa e no ataque deixou Duncan sempre em vantagem de estatura contra quem o marcasse.
Defesa
Como já era esperado, Russell Westbrook e Kevin Durant pontuaram muito e saíram de quadra como os cestinhas da partida, com 25 e 26 pontos, respectivamente. O armador, no entanto, teve problemas para encontrar espaço para suas infiltrações, graças à boa cobertura da defesa texana na proteção ao aro, e precisou de 27 arremessos de quadra (apenas 11 certos) pra conquistar sua pontuação. Durant, por sua vez, teve um aproveitamento melhor, porém arremessou somente 13 vezes (com sete acertos), bem abaixo das 18 tentativas que arrisca, em média, na temporada. A dupla também se complicou com os erros e acumularam nove dos 17 desperdícios de bola da equipe visitante.
Destaques da partida
San Antonio Spurs
Tiago Splitter – 21 pontos (9-11 FG), 10 rebotes e 3 assistências
Kawhi Leonard – 17 pontos, 4 rebotes e 3 roubos de bola
Danny Green – 16 pontos (4-4 3PT), 5 assistências e 3 roubos de bola
Tim Duncan – 13 pontos e 8 rebotes
Oklahoma City Thunder
Kevin Durant – 26 pontos, 6 rebotes e 5 assistências
Russell Westbrook – 25 pontos, 6 rebotes e 6 assistências
Serge Ibaka – 13 pontos e 16 rebotes
Publicado em 12/03/2013, em Resumo de Jogos e marcado como Kawhi Leonard, Oklahoma City Thunder, Tiago Spliter. Adicione o link aos favoritos. 10 Comentários.
Camisa do spurs em dia de entorta varal , que camisa pesada, esse é o spurs que nós da orgulho
Q jogo, pqp
Tava morrendo de sono antes da partida, mas demorei horas pra dormir depois. Tudo em ritmo acelerado, e a verdade é que o Spurs ensinou o Thunder a jogar basquete.
Grande jogo, vai ser a final do oeste esse ano também.Gostei do clima de playoffs, engraçado foi o Pop irritado com a andada do Westbrook impagavel hehe. Mas todo jogo contra o OKC tem faltas contestáveis no Durant ele é um craque porém superprotegido pela arbitragem, nos playoffs temos que pensar nisso.
Penso que Kawhi será all star de certeza ao longo da carreira e acho que Splitter também pode lá chegar.
O que acham?
spurs quando esta focado na partida é quase imbativel. E isso sem o MVParker.
Pingback: Vídeo: Leonard espetacular! | Destino Riverwalk
Pingback: Spurs (49-15) @ Wolves (21-39) – Temporada Regular | Spurs Brasil
Pingback: Spurs (49-16) @ Wolves (22-39) – O que aconteceu ? | Spurs Brasil
Pingback: Spurs (56-18) @ Thunder (54-20) – Temporada Regular | Spurs Brasil